Sites legais para definir as cores de um projeto

Uma das grandes dificuldades num projeto é a combinação de cores que deixe um visual agradável e que consiga passar a intenção que deseja. As cores estão intimamente ligadas as mensagens que querem enviar ao público específico.

O subconsciente humano define informações através de várias formas e as cores é uma desta, não é à toa que muitas empresas produzem cada vez mais embalagens coloridas e agradável aos olhos para poderem vender seus produtos. Já pensou como seria estranho comprar um pote de açaí por exemplo numa embalagem preta? Ou participarmos de uma festa de criança em que a decoração seja marrom?

Na natureza as informações também vêm pelas cores, animais normalmente de cores preta, vermelha e amarela, são perigosos, agressivos e ate venenosos. As cores neste caso servem de alerta ao observador.

O mesmo acontece no mundo do designer, as cores podem ditar o sucesso ou o fracasso de um projeto, embalagens e anúncios de comida por exemplo na sua grande maioria estão ligadas as cores vermelhas ou amarelas que despertam a fome, lembra do Mc Donald’s?

Para ajudar na missão de combinar as cores aqui vai a dicas de dois sites que ajudam muito na combinações de cores.

O primeiro site é o Hue Snap que conta com várias paletas de cores montadas por Designers Gráficos, além que você também pode se inscrever e manter um histórico das suas paletas de cores trabalhadas.

No Hue Snap além das cores você obtém informações dos Códigos e valores de cada cor pelos diversos padrões existentes atualmente HEX, RGB, CMYK, HSV, HSL.

Outro site também muito utilizado pelos designers vem da gigante Adobe que literalmente é uma mão na roda. É o Adobe Color CC que sua principal função é mostrar quais as melhores combinações de cores através das teoria das cores no Disco de Cores onde se pode usar várias das teorias como Monocromático, Tríade, Composto, Análogo…

Assim como no Hue Snap, no Adobe Color CC você também pode criar uma conta para guardas suas paletas de cores e se inspirar nas paletas de outros designers.

O site também fornece os códigos das cores para vários formatos desejados facilitando assim na hora de colocar em pratica seu projeto.

Uma dica boa para que não sofra influencia das cores na hora de criar o projeto, o ideal é que o designer crie o projeto todo em preto e branco e depois teste com as paletas de cores para ver qual mais lhe agrada ou em uma segunda opção quando as cores já são pré-definidas para o projeto que vai construir, então se feche os sites de paletas de cores e foque no trabalho com as cores já escolhidas.

É muito comum pessoas criarem projetos e depois ao ver uma paleta de cores diferente ficar influenciado pelas cores e tentar mudar as cores do projeto muitas vezes desconfigurando a identidade visual final.

Por favor curta e segue a gente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *